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COLÉGIO WONKA

O terreno escolhido se localiza na Avenida Dr. Nilo Peçanha, Parque Santo Amaro, na cidade de Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Trata-se de uma área em expansão urbana onde há o estabelecimento de uma nova configuração espacial, anteriormente ocupada pela usina do queimado e pelo plantio de cana.

O projeto propõe uma estrutura escolar diferenciada, buscando uma arquitetura mais versátil e funcional, com espaços aptos à realização de múltiplas atividades. O objetivo é possibilitar o contato da criança com diversas áreas de conhecimento e, assim, despertar suas potencialidades.

Os ambientes foram pensados para contemplar o ensino em tempo integral e possuem estrutura para a realização de atividades em diversas áreas como gastronomia, educação financeira, jardinagem, aula de xadrez, aula de línguas, dança, teatro, música, luta etc.
 

O conceito no qual se baseia o desenvolvimento do projeto são os Eixos de Conhecimento para a Educação Infantil. A sua definição foi estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação), após traçar o perfil das áreas de conhecimento e desenvolvimento para a Educação. Os eixos se dividem em: Identidade e Autonomia; Lógica e Matemática; Natureza e Sociedade; Música; Movimento; Linguagem corporal e escrita; Arte e Princípios e Valores. 
 

Em vista disso, o projeto de implantação do prédio escolar foi desenvolvido em um formato com um eixo central que se ramifica em quatro vertentes, cada uma delas referentes a duas áreas do conhecimento.
 

Além de jardins estético e sensorial, anfiteatro, playground e espaços para atividades ao ar livre, foi incorporado ao pátio um bosque encantado com uma fonte dos desejos. Um espelho d’água com uma ponte conecta o playground aos jardins. O conceito desses espaços livres foi inspirado na cenografia dos filmes infanto juvenis de gênero fantasia e ficção, como ‘Alice no país das maravilhas”, “A fantástica fábrica de chocolate” e “O mágico de Oz”. 
 

O conceito paisagístico busca trazer esses elementos “imaginários” e fictícios para o universo escolar. A ideia é tornar o ambiente mais atrativo, dinâmico e interativo, estimulando o desenvolvimento criativo e explorador da criança, incentivando a realização de atividades ao ar livre e a relação com a  natureza.

 

Programa de necessidades

 

Setor Administrativo

  • Recepção

  • Tesouraria

  • Administração

  • Secretaria

  • Almoxarifado

  • Mecanografia

  • Núcleo de apoio à educação especial

  • Orientação educacional (psicólogo e assistente social)

  • Serviço médico

  • Cantina

  • Sala dos professores

  • Sala de direção

  • sala de reuniões

  • Coordenação pedagógica

  • Banheiros

  • Estacionamento

Bloco Pedagógico 

  • Salas de aula

  • Biblioteca

  • Brinquedoteca

  • Sala de gastronomia

  • Sala de jardinagem

  • Sala de xadrez

  • Sala de informática

  • Sala de estudo

  • Sala de música

  • Sala de desenho

  • Sala de teatro e dança

  • Laboratório de química

  • Laboratório de física

  • Laboratório de biologia

  • Coordenação de turno

  • Miniauditório

  • Auditório

  • Foyer

  • Recepção

  • Camarim

  • Depósito

  • Banheiro 

Serviço

  • Refeitório

  • Cozinha

  • Despensa

  • D.M.L.

  • Área de serviço

  • Sala dos funcionários

  • Depósito de lixo

  • Depósito de gás

  • Vestiários

Setor Esportivo

  • Quadra Poliesportiva

  • Sala de educação física

  • Sala de luta

  • Mezanino/ tênis de mesa

  • Galeria de troféus

  • Vestiário

 

Áreas Livres

  • Bosque encantado 

  • Espelho d’água

  • Anfiteatro

  • Playground

  • Jardim estético

  • Jardim sensorial 

  • Espaço de convívio a céu aberto

  • Gramado para atividades recreativas

  • Pátio coberto 

  • Bicicletário

  • Fonte dos desejos

  • Viveiro

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